MATERIAIS PARA AQUARELA
top of page
Buscar

MATERIAIS PARA AQUARELA

Atualizado: 25 de ago. de 2023

A aquarela é uma técnica de pintura que utiliza tintas solúveis em água para criar belas e vibrantes obras de arte. Ao escolher os materiais para aquarela, é importante considerar a qualidade e o tipo de papel, tintas e pincéis para obter os melhores resultados. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher os materiais certos para aquarela:


Florais em aquarela com as tintas White Night.
Florais em aquarela com as tintas White Night.

1 - Papéis


Papéis: escolha papéis com uma gramatura de pelo menos 300g/m², que são mais grossos e densos, para suportar a quantidade de água necessária para a técnica. Recomendamos o bloco de papel XL Aquarelle e o bloco Montval para iniciantes, pois ambos têm ótimas texturas e suportam bem a água.


Existem diferentes tipos de texturas de papel para aquarela, desde suave até granulado, que podem afetar o resultado final da sua pintura. É interessante experimentar diferentes tipos de papéis e ver qual se adapta melhor à sua técnica e estilo.


Papel para aquarela Montval Canson
Papel para aquarela Montval Canson


2- Tintas


As tintas aquarela podem ser encontradas em tubos, pastilhas ou bisnagas. As tintas em tubo costumam ser mais concentradas, permitindo que sejam diluídas com água para criar tons mais claros. As pastilhas são mais práticas e fáceis de transportar, mas podem ter uma pigmentação menor do que as tintas em tubo. Já as bisnagas são uma opção intermediária entre as duas.

Folhas de Avencas em aquarela
Folhas de Avencas em aquarela

Rosas Aquareladas
Rosas Aquareladas

O estojo da Van Gogh de 15 cores é uma boa escolha para quem deseja investir em tintas de qualidade intermediária. Sua composição é composta de pigmentos moídos de exelente qualidade e podem variar em qualidade e preço. Se você está começando, pode escolher tintas mais acessíveis e de marcas conhecidas, como a Pentel ou a Faber Castell.


Esse peixe da imagem por exemplo foi pintado com aquarela escolar da Faber Castell e deu certo, gostei bastante do resultado. Uma opção mais viavel e recomendado para crianças


Peixinho com aquarela Faber Castell
Peixinho com aquarela Faber Castell

À medida que você se desenvolve na técnica, pode investir em tintas de melhor qualidade, como as tintas profissionais da White Nights . É importante lembrar que a qualidade da tinta é fundamental para a qualidade e fixação do pigmento na obra final.


Florais em Aquarela
Florais em Aquarela

3 - Pincéis


Os pincéis para aquarela são geralmente mais macios . Eles são feitos de pelos naturais ou sintéticos e podem variar em forma, tamanho e textura. Os pincéis com formato redondo são mais comuns e versáteis para a aquarela, permitindo tanto traços finos quanto largos.


Para iniciantes, é recomendado o uso de pincéis da Faber Castel ou Keramik linha 311, no formato redondo, tamanho 6 e 8. São opções acessíveis e que oferecem bons resultados. Além disso, essas marcas têm boa durabilidade e são conhecidas por sua qualidade, o que significa que os pincéis devem durar por um bom tempo se forem bem cuidados.


Lembre-se de fazer uma pesquisa antes de comprar os materiais, verificando preços e marcas disponíveis no mercado. Com essas dicas, esperamos que você se sinta mais confiante para começar sua jornada na aquarela! E se quiser mais dicas e inspirações, acompanhe o blog e minhas redes sociais @brisaaquarelas .



Post: Blog2_Post

Receba as novidades !

Obrigado(a)!

bottom of page