DESCUBRA AS MELHORES TINTAS PARA AQUARELA
top of page
Buscar

DESCUBRA AS MELHORES TINTAS PARA AQUARELA

Atualizado: 3 de jan.

A aquarela é uma das formas mais cativantes e expressivas de arte. No entanto, para alcançar bons resultados, você precisa descobrir as melhores tintas para seu nível de tecnica. Neste guia, vamos explorar as melhores tintas para aquarela para elevar suas criações a um novo patamar.



A aquarela é uma técnica de pintura que se baseia na transparência das tintas. A intensidade e a luminosidade das cores dependem muito da qualidade da tinta que você usa. Tintas de má qualidade podem secar opacas, desbotadas e sem vida, prejudicando a beleza de sua obra.


Desde o início da minha jornada com aquarela, adquiri o hábito de pesquisar marcas de tintas, levando em conta o custo-benefício, a qualidade e outros fatores relevantes. Devo dizer que esse é um assunto que me interessa bastante e, ao longo dos últimos cinco anos, experimentei diversas marcas de tintas.


São diversos tipos e categorias de tintas para aquarela que podemos encontrar a venda e cada uma delas auxilia um tipo de artista, as tintas são divididas basicamente entre:


Tintas Escolares:


As tintas escolares são a opção mais econômica. Elas são projetadas para serem acessíveis, tornando-as ideais para uso em ambientes escolares e para estudantes com orçamentos limitados. São formuladas para serem seguras para uso por crianças. Elas são não tóxicas e atendem a regulamentações rigorosas de segurança.

Embora sejam seguras e acessíveis, as tintas escolares podem ter uma qualidade inferior em comparação com tintas estudantis e profissionais. Elas podem não oferecer a mesma intensidade de cor, transparência e durabilidade.


Pastilha de aquarela Faber-Castell Contém 12 cores e um pincel que acompanha o estojo, pode misturar as cores e se divertir. Um estojo perfeito para crianças ou quem está iniciando no universo da Aquarela. Aqui em casa é um sucesso com minha filha de 7 anos.



Estojo de Aquarela em pastilha Giotto é também uma ótima opção para se adquirir. Suas tintas escolares são seguras, laváveis e vêm em uma variedade de opções de cores como esse estojo com 24 cores.



Tintas Estudantis:


As tintas estudantis são uma escolha intermediária em termos de preço. Elas oferecem uma melhor qualidade em comparação com tintas escolares, mas ainda são mais acessíveis do que tintas profissionais. Formuladas para proporcionar uma qualidade superior em relação às tintas escolares. Elas tendem a ter uma pigmentação mais rica e uma variedade de cores mais ampla. Existem muitas marcas de tintas estudantis no mercado, com diferentes níveis de qualidade.


Atualmente, minha opção preferida é o estojo estudantil da Van Gogh. Essa marca nunca me decepcionou em termos de qualidade e sempre me permitiu criar belas pinturas, especialmente ao ar livre. O Estojo Aquarela Van Gogh Pocket Box 15 Cores é resistente a luz e preserva a integridade das cores por longo período, mesmo quando bastante diluída




Comparação entre as marcas Van Gogh e Winsor & Newton


As aquarelas Van Gogh e Winsor & Newton são duas das marcas populares e amplamente utilizadas por artistas. Embora ambas as marcas produzam tintas de alta qualidade, há diferenças distintas entre elas.




A linha Van Gogh é conhecida por sua alta pigmentação e pelo uso de ingredientes de alta qualidade que proporcionam efeitos interessante nas pinceladas e ajudam a criar texturas únicas na pintura. Ela oferece uma ampla gama de cores vibrantes e intensas.


Já a linha de tintas aquarela da Winsor & Newton é conhecida por sua alta concentração de pigmentos e oferece excelente resistência à luz e durabilidade, o que significa que as pinturas feitas com elas não desbotam ou perdem a cor ao longo do tempo.

Estojo de aquarela Cotman Winsor & Newton Pocket Box, composto por 12 cores de aquarela pastilha e 1 pincel acomodados em um compacto estojo que pode ser utilizado como godê na mistura das cores. Estojo cuidadosamente desenvolvido para artistas que deseja usufruir do prazer de pintar ao ar livre, transportando fácilmente todo o material.




Tintas Profissionais:


As tintas profissionais são conhecidas por sua qualidade excepcional. Elas oferecem a mais alta pigmentação, transparência e durabilidade, resultando em cores vibrantes e duradouras em suas obras de arte.

Geralmente vêm em uma ampla gama de cores, permitindo maior criatividade e precisão na mistura de tons. A qualidade superior das tintas profissionais tem alto custo. Elas são a opção mais cara entre as três categorias.


Winsor & Newton Professional Watercolor é uma das marcas mais renomadas no mundo da aquarela. Suas tintas são conhecidas por sua consistência, transparência e pigmentação de alta qualidade. E podemos observar que além das tintas estudantis a Winsor & Newton também produz tintas profissionais.


Outro estojo que recomendo e uso com frequência é o da marca russa White Nights, tintas de qualidade profissional com ótimo custo em comparação a outras marcas. A Tinta aquarela profissional importada White Nights em pastilha de 2,5ml. Ao contrário da aquarelas para estudo ou as semi-profissionais, as Aquarelas Profissionais White Nights caracterizam-se por sua alta concentração de pigmentos, o que lhe confere uma grande luminosidade. Além disso, a maioria das cores é monopigmentada, o que proporciona maior pureza de cor, característica da marca.

Fabricadas desde 1934 pela Nevskaya Palitra, a maior fabricante de tintas artísticas da Rússia, orgulha-se de estar entre as 10 melhores aquarelas profissionais do mundo.




Também recomendo e indico as tintas profissionais da Rembrandt, versão profissional da Talents. Suas cores são vibrantes e possuem um brilho único, uma opção excelente para quem busca materiais dinâmicos e de qualidade.




Diferença entre tinta pastilha e em tubo


A principal diferença entre tintas em aquarela pastilha e em tubo é a consistência e a forma de uso. A tinta pastilha de aquarela é seca e compacta, geralmente apresentada em uma caixa com várias cavidades, cada uma preenchida com uma cor de tinta. Para usar é necessário umedecer a pastilha com água e, em seguida, com pincel úmido retirar o pigmento e aplicá-lo sobre o papel.


Já a tinta em tubo é líquida e vem em tubos de metal ou plástico. É possível retirar a tinta diretamente ou diluí-la com água em uma paleta de mistura, e pode ser usada diretamente para criar tons mais fortes.


Ambas as formas de tinta são adequadas para aquarela, mas as em tubo são mais versáteis e oferecem varias possibilidades de mistura de cores. Por outro lado, as pastilha são portáteis e fáceis de transportar, o que as torna uma opção conveniente para pintar ao ar livre ou em viagens. A escolha entre as duas opções depende do gosto pessoal e das preferências em relação à praticidade e estilo de pintura.



Dicas adicionais:

  • Mantenha seu material de pintura limpo e organizado para evitar contaminação das cores.

  • Pratique técnicas de aquarela regularmente para melhorar suas habilidades.

  • Não tenha medo de cometer erros; a aquarela é uma técnica flexível que permite correções.

Lembre-se de que a aquarela é uma jornada de autodescoberta. Explore, experimente e divirta-se enquanto cria obras de arte deslumbrantes. Com as tintas certas em mãos, você estará pronto para transformar cores em poesia em cada pincelada.


Esperamos que este guia tenha ajudado você a descobrir as melhores tintas para aquarela e que ele inspire sua próxima obra-prima. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, compartilhe conosco nos comentários abaixo. Feliz pintura! 🎨✨


Espero que tenha gostado do conteúdo e convido você a se cadastrar com seu e-mail para ficar por dentro das novidades.


Post: Blog2_Post

Receba as novidades !

Obrigado(a)!

bottom of page